Criar um Site Grátis Fantástico

Fotografia

Fotografia

Câmera Obscura

Surgimento da Fotografia

A primeira descrição de algo parecido com uma máquina fotográfica foi escrita por um árabe, Alhaken de Basora, que viveu há aproximadamente 1000 anos. Ele descobriu como se formavam as imagens no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Assim foram relatados os princípios do que viria a ser a Câmera fotográfica.

Mais tarde, a câmera escura, quando não existia a fotografia, era um artifício empregado para conseguir imagens projetadas desde o exterior e cujas siluetas eram desenhadas na referida câmera escura. Sua existência é conhecida desde o século XVI, quando artistas como Leonardo da Vinci e outros pintores a usavam para desenhar.

No século XVII, as câmeras escuras deixam de ser grandes e passaram a ser móveis, desmontáveis e semiportáteis. Desenhar com luz, este, na verdade, era a utilidade destes objetos, por isso o significado etimológico das palavras gregas: foto (luz) e grafein (desenhar).

Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. 

Mais tarde, o artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre (1789 – 1851) trabalhou, durante anos, em um sistema para conseguir que a luz incidisse sobre uma suspensão de sais de prata, de tal maneira que a escurecesse seletivamente e fosse capaz de produzir a duplicação de alguma cena. 

Mesmo o avanço tendo sido notável, levava de 25 a 30 minutos para tirar uma fotografia, e se houvesse sol e também a dificuldade de obter cópias. E foi outro inventor, William Henry Talbot (1800 – 1877), que fazia experiências com o que chamou de calótipos, que superou o problema em 1841. Em 1844, foi publicado o primeiro livro com fotografias.

A partir de então, as investigações se concentraram em conseguir um papel para os negativos que fosse suficientemente sensível para ser rapidamente impresso. Em 1848, um escultor inglês, Frederick Scott Archer, inventou o processo de colódio úmido. O colódio (composto por partes iguais de éter e álcool numa solução de nitrato e celulose). A revelação tinha de ser feita logo após a tomada da fotografia.

Só depois de alguns avanços científicos foram obtidas fotografias coloridas. Gabriel Lippman foi o primeiro investigador que mediante um complexo método conseguiu fotografar o espectro visível com toda sua riqueza cromática. Os irmãos Lumiére também contribuíram, mas foram Luis Ducos du Hauron e Carlos Cross as pessoas que criaram um método que consistia na impressão de três negativos através de filtros coloridos em vermelho e azul.

Fontes
Site da Kodak. Acessado em 22 Out.2012. Disponível em: http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/index.shtml

Era digital da Fotografia

Álbuns Virtuais

 

Com a popularização da fotografia digital, surgiram páginas da Internet especializadas em armazenar fotografias. Desse modo, suas imagens podem ser vistas por qualquer pessoa do planeta que acesse a rede. Elas ficam organizadas por pastas e podem ser separadas por assuntos a livre escolha. Os álbuns virtuais podem ser usados com vários propósitos, abaixo estão listados alguns exemplos destes:

 

  • Portfólio: Muito usado por amadores/profissionais para mostrarem seus trabalhos;
  • Armazenamento: Quem não deseja ocupar o espaço em seu HD pode usar o álbum para armazenar suas fotografias;
  • Negócios: Outros usam os álbuns para vender seus trabalhos fotográficos.

Portfólio

Pixel, Megapixel e Gigapixel 


Pixel ou Píxel (elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Nas câmeras digitais, por exemplo, é comum vermos a concorrência gerada pelo fabricante que desenvolve, com um bom preço, a câmera com a maior taxa de Megapixels entre a concorrência. Um dispositivo com 1 Megapixel de resolução é capaz de ampliar imagens com cerca de um milhão de pixels em tamanho.

Uma câmera de 1,3 Megapixels, por exemplo, é capaz de gerar 1.300.000 pixels dentro de uma única imagem, o que, em termos de resolução, equivale à uma foto com 1280 pixels de largura por 1024 de altura, somando um total de 1.310.720 pontos.

 

Megapixel (ou Megapíxel) designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels terá exatamente 1.310.720 pixels.

 

Gigapixel: Com a modernização da fotografia panonâmica os limites de resolução se estenderam a tal ponto que começou-se a usar o termo "Gigapixel" para aquelas foto-montagens que atingissem mais do que um bilhão de pixels de resolução.




 
Curiosidades sobre as câmeras